05/03/2015

Um mestre das animações: Hayao Miyazaki

 Olá prismáticos, como estão?

Todos temos um ídolo, correto? Alguém que admiramos e respeitamos. Acredito que, para a grande maioria dos que aprecia animes, Hayao Miyazaki é muito mais do que um simples mangaká, diretor ou roteirista, mas sim, o pai das animações japonesas, um ídolo. Como boa das suas produções, e também, como fã de animes, me senti na obrigação de escrever uma digna postagem para falar sobre Hayao Miyazaki, que recentemente ganhou o Oscar Honorário pela sua brilhante carreira no mundo dos cinemas! Prontos para se encantarem pelo universo de Hayao Miyazaki? Venham comigo!
 Uma breve biografia
Miyazaki nasceu em Tóquio, no dia 5 de janeiro de 1941. Durante a juventude, mais exatamente, durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou em uma fábrica de aviões que pertencia a seu tio, o que acabou despertando nele um grande interesse por aeronaves (que é a marca registrada de seus trabalhos, que sempre envolvem aviões, naves e entre outros objetos voadores). Seu gosto por animações surgiu durante seu último ano do colegial, quando Miyazaki assistiu ao primeiro longa-metragem animado colorido do Japão, Hakujaden. Anos mais tarde, após se formar na faculdade (que não tinha nada a ver com animações - Ele cursou Ciências Políticas), conseguiu um espaço na Toei Animation, um dos mais famosos estúdios do país. Assim começou sua carreira como diretor e roteirista de de animação.

Filmografia
Kaze no tani no Naushika: Nausicaa do Vale do Vento (1984)

"Mil anos após os 7 Dias de Fogo, um evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra. A humanidade se esforça em sobreviver neste mundo em ruínas, divididos em pequenas populações e impérios. Isolados um dos outros pelo Mar do Declínio; uma floresta com plantas e insetos gigantes. Tudo nesta floresta é tóxico, incluindo o ar." anbient.net


Tenkū no Shiro Rapyuta: O Castelo no Céu (1986)

"Essa aventura nas alturas começa quando Pazu, um aprendiz de engenheiro encontra uma jovem garota, Sheeta, flutuando pelos céus e usando um colar brilhante. Juntos eles descobriram que ambos estão procurando por um lendário castelo flutuante, Laputa, e prometem desvendar o mistério do cristal luminoso do colar de Sheeta. Contudo, a aventura deles não será fácil. Há piratas gananciosos dos céus, agentes secretos do governo e obstáculos impressionantes que tentam esconder a verdadade e os separá-los." anbient.net


Tonari no Totoro: Meu Vizinho Totoro (1988)

"Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa." anbient.net


Majo no Takkyūbin: Serviço de Entregas da Kiki (1989)

"Kiki mora com seus pais, num pequeno vilarejo, cercada por amigos. O mundo em que ela vive se parece com o que existia quarenta ou cinqüenta anos atrás, como uma diferença: magia é real, e aceita como um talento qualquer, como saber cozinhar ou consertar coisas. Sua mãe é uma bruxa, e Kiki quer seguir seus passos, mas não possui seu dom de cura. A única coisa que sabe fazer é voar na vassoura. Numa noite de lua cheia do seu décimo terceiro ano de vida, ela e seu gato preto Jiji, sobem na vassoura para buscar uma nova vida. Como aprendiz de bruxa, ela deve vestir seu hábito negro que sua querida mãe costurou, encontrar uma cidade para viver, e se tornar independente, utilizando seus talentos mágicos, durante um ano inteiro." anbient.net


Kurenai no Buta: Porco Rosso (1992)

"Na Itália entre as duas guerras, caçadores de prêmios ganham a vida a lutar contra os piratas do ar que aterrorizam o Mar Adriático. Um deles é Marco Porcellino (Moriyama), mais conhecido por Porco Rosso. Gina (Kato), cantora e proprietária do Hotel Adriano, situado numa pequena ilha, não desiste de tentar convencê-lo de que vale a pena procurar a humanidade, mas Porco resiste a falar do passado e detesta o único vestígio desses tempos – uma fotografia que mostra o seu rosto antes de assumir os agora característicos contornos porcinos." studio ghibli brasil


Mononoke Hime: Princesa Mononoke (1997)

"Quando tenta impedir sua vila de ser atacada por um demônio, Ashitaka, Príncipe do Clã Emishi, recebe uma maldição que o levará à morte. Em busca de uma maneira de mudar seu destino, Ashitaka ruma ao oeste, onde espera encontrar um modo de se livrar da maldição. Ao chegar às terras do oeste, encontra San, a Princesa Mononoke, uma garota criada por lobos e que luta em defesa da floresta, tentando findar com os interesses de Eboshi, líder do Clã Tataraba. Mononoke Hime é um anime bem diferente de todos que eu já tenha assistido, mas é surpreendente do início ao fim." anbient.net


Sen to Chihiro no Kamikakushi: A Viagem de Chihiro (2001)

"Chihiro é uma garota mimada e voluntariosa, que sê ve numa situação infeliz quando seus pais anunciam a mudança para uma cidade do interior, obrigando-a a abandonar seus amigos e a escola que tanto gostava. Durante a viagem, eles se perdem, e vão parar em outro mundo, o mundo dos deuses. Chihiro agora deverá amadurecer, se quiser salvar seus pais e voltar a ver seu mundo." studio ghibli brasil


Howl no Ugoku Shiro: O Castelo Animado (2004)

"Sophie é uma jovem de 18 anos que trabalha na chapelaria de seu pai. Em uma de suas raras idas à cidade ela conhece Howl, um mágico bastante sedutor mas de caráter duvidoso. Ao confundir a relação existente entre eles, uma feiticeira lança sobre Sophie uma maldição que faz com que ela tenha 90 anos. Desesperada, Sophie foge e termina por encontrar o Castelo Animado de Howl. Escondendo sua identidade, ela consegue ser contratada para realizar serviços domésticos no local, se envolvendo com os demais moradores do castelo." studio ghibli brasil

Gake no Ue no Ponyo: Ponyo (2008)

"A peixinha Ponyo vive no fundo do mar com o pai e as irmãs, e sempre teve muita curiosidade para saber como era o mundo fora dali. Um dia, pega carona numa água-viva para subir à superfície. Chegando lá, é capturada por uma rede de pesca e se perde no meio da enorme quantidade de lixo boiando no mar. Felizmente, é resgatada por Sosuke, menino de 5 anos que vive num rochedo à beira-mar. Ele promete cuidar dela pra sempre, mas o pai peixe está determinado a recuperar a filha. Inspirado em A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen." kanzen


Kaze Tachinu: Vidas ao Vento (2010)

"Jiro Horikoshi vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele começa a desejar voar em um avião com formato de pássaro. A partir desse desejo, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, algo horrível ocorre e o futuro do casal fica ameaçado." anbient.net
Lembrando que Sen to Chihiro no Kamikakushi ganhou o Oscar de Melhor Animação em 2003 e que Howl no Ugoku Shiro concorreu à mesma categoria no ano de 2006. Vale a pena conferir cada um de seus trabalhos! Miyazaki anunciou a sua aposentadoria após 'Vidas ao Vento', a única de suas animações que eu ainda não assisti. É bastante triste pensar que não veremos mais filmes dele, mas agora, com 74 anos, ele merece um descanso, não é? Há ainda mais filmes que foram dirigidos por ele, mas escolhi postar apenas aqueles que possuem o seu roteiro. Eu recomendo todos!  (acredito que estejam disponíveis para assistir online)

Espero que tenham gostado! Em postagens futuras, pretendo fazer resenhas sobre cada um dos filmes listados. Deixem seus comentários e nos vemos na próxima postagem!


28 comentários:

  1. Gente, que ironia ver uma postagem sobre o Miyazaki enquanto estou fazendo um especial do Studio Ghibli xD
    Vidas ao vento é lindo, te aconselho a ver, acho que já tem no anitube.
    Genti, Castelo Animado, amo de paixão, sério <3

    warpday.blogspot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está fazendo um especial do Studio Ghibli?? Aahh, que legal <3 antes de escrever este post eu pensei em fazer um sobre o Ghibli também, mas daria muito mais trabalho e estou sem tempo </3 então decidi fazer sobre o Miyazaki, meu ídolo supremo-master e depois farei do Isao Takahata *-*
      Tentarei ver siimm!!
      O Castelo Animado é muito amor, mds *-----------*

      Beijos!

      Excluir
  2. Oie! Primeira visita. Achei tudo lindo :3
    Eu só vi os filmes mais conhecidos deles. Mas gostei muito e planejo ver todos ^^
    O que mais amo é O Castelo Animado. Sou apaixonada pelo Howl e essa estória encantadora.

    (*^3^)/~☆ Beijos
    Fragmentada ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn. obrigada <3
      Veja sim, não irá se arrepender ;) O Castelo Animado também é meu favorito *-* Agora estou lendo o livro de inspirou a história, estou adorando <3
      Beijos!

      Excluir
  3. Yoo belezura!?
    Nossa esse estúdio ghibli e esse carinha aí são verdadeiras lendas no mundo da animação!
    Me lembro que o primeiro filme do Hayao que assisti foi a viagem de chihiro, meu pai tinha pegado ele na locadora, eu simplesmente amei a história e principalmente a animação >/////<, não é a toa que ganhou um óscar!
    Sobre o filme do Totoro eu sei que no filme três de toy story o totoro aparece *u* (é....Acho que é no filme três).
    Cara! A teeeemmmmpooooosss estou para assistir o castelo animado, mas sempre me esqueço, se não fosse pelo seu post nem teria me lembrado de baixar ele! Enfim, ouvi ótimos comentários a respeito desse filme *u* Porém, quando eu fui lá baixar vi uma pessoinha vida loka falando que esses filmes não eram legais e que a animação não era boa '-'....Eu fiquei tipo "WTF!? Que merda cê tá falando fio!?"
    Enfim, adorei o post >//////<
    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Ahhhhhh, nem escuta esses vida loka não!!! Tio Miyazaki é o mestre, ele que sabe das animações bem feitas <3 e o Castelo Animado é meu preferido! (na verdade, eu fico super em dúvida entre ele e Totoro).
      Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  4. Hayao sempre será o mestre das animações pra mim, ponto. Desde sua primeira animação até os dias de hoje, notamos que os traços dele continuam maravilhosos, lindos e perfeitos, não importa a época. Nas férias do meio do ano passado eu e minha prima fizemos uma "mini maratona", assistindo Tonari no Totoro, Mononoke Hime, A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado! E sendo Studio Ghibli meu amor eterno, também assistimos Neko no Ongaeshi e Kari Gurashi no Arietti (Não lembro o nome em português, desculpa. ;;) )): Juro que não obriguei ela a assistir comigo, he he. IOHSAISHAUS7 O blog Come Dream está fazendo um especial do Ghibli, recomendo a dar uma olhada. ♥

    Com carinho, UNIcornizada♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível! As animações dele são verdadeiras obras de arte. Em Ponyo, as cenas do oceano foram todas feitas "à moda antiga", usando aquarela.
      Também fiz uma espécie de "mini maratona" nas férias com meu namorado, e fiz ele assistir o Castelo Animado e Totoro comigo, ainda tem Hotaru no Haka e Kaguya Hime pra ele ver comigo, rs' (mas certeza que no fim vou fazer ele ver todos -q)
      Eu dei uma olhada no blog Come Dream hoje porque a autora dele comentou aqui *-* achei uma super coincidência, e adorei, haha' (para ver como Ghibli é foda <3)
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá, eu tive uma época otome, mas sabe quando vai dando uma preguiça enorme de assistir? Pois é, fiquei exatamente assim, e você acredita que eu nunca assisti nenhum filme desse diretor? Pode bater na minha cara, eu realmente nunca assistir.
    Eu tenho muita vontade, principalmente agora que descobri que ele ganhou o oscar u3u
    Hey, adorei seu blog, queria ser afiliada u3u
    sessão proibida †

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lunii!!
      Não irei bater na sua cara, mas menina: você não tem noção do que está perdendo!! As animações dele são verdadeiras obras de arte, tipo, ele até usa aquarela e tudo (ops, estou repetindo a mesma propaganda de sempre que dei em todos os comentários, me desculpa, mas é que eu realmente sou viciadona nos trabalhos dele, haha')
      Sobre a afiliação: é claro que eu aceito <3 vou adicionar seu link aqui, ok?
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi! ~primeira vez aqui~
    Eu só vi 3 filmes dele: Ponyo, A Viagem de Chihiro(um dos meus filmes favoritos ♥) e O Castelo Animado. Adorei todos e quero muito ver os outros quando eu puder ^^ (Principalmente Tonari no Totoro, parece ser tão fofo :3)
    Ah, sou meio nova aqui, mas já adorei seu blog *u*

    Kissus~ {Sakura Drops}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Primeiramente: muito obrigada pela visita e seja muito bem-vinda aqui no Prismática ^^
      Eu super recomendo Tonari no Totoro! Foi o filme da minha infância e até hoje eu amo rever sempre que dá tempo. É muito fofinho *-*
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá!
    Que post lindo! Tanto visualmente quanto seu conteúdo <333
    Acho que já disse isso aqui: ainda não assisti todos os filmes do Miyazaki, mas estou pretendendo pseudo-maratonar em breve.
    Já salvei esse post nos favoritos pra não ter trabalho procurando os que tem o dedo mágico dele no roteiro *u*
    Belíssimo post!
    Abraços~

    ~ Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Vai valer muito a pena! Haha' e não é só por ser fã, mas é porque não tem nem como contestar que o cara é realmente foda e que os trabalhos dele são verdadeiras obras de arte, rs'
      Obrigada pelos elogios <3 ~fico meio sem jeito, mas fico feliz também~
      Beijos!

      Excluir
  8. Miyazaki é um divo lindo e maravilhoso.
    Cara, cheguei no seu blog agora e já amei vc. Post sensacional, sempre curti o trabalho do Miyazaki, mas realmente não sabia nada sobre ele, e ler que o cara passou a juventude trabalhando com aviões na segunda guerra e ainda cursou ciencias políticas (o.O) foi, no mínimo, impressionante. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiiiim <3 <3 super concordo!
      Awn, obrigada! Eu fico toda boba com elogios e gksdfpdfpdçf ~surtei q~
      Pois é, quando eu conheci mais sobre ele fiquei O.O "que cara foda" haha'
      Fico feliz que tenha gostado do post <3
      Beijos!

      Excluir
  9. Miyazaki é o cara! MUA vi vários, amo Totoro, cheiro de infância XD
    Tem o Sussuros do Coração, muito bom também, ele é um filme mais real, sem a fantasia dos filmes que ele faz, mas os cenários sempre impecáveis como os filmes dele!
    Post Ta muito bom!
    Beijinhos :3

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Nossa, eu não acredito que esqueci de sussuros do coração! Irei acrescentar ao post, rs' Obrigada por lembrar <3
      Beijos!

      Excluir
    2. Ah, agora que eu vi. Eu deixei de colocar Sussuros do Coração porque não foi dirigido por ele, apesar do roteiro ter sido feito por ele. Mas enfimmmm, haha' é um ótimo filme também *-*

      Excluir
  11. Meu Deus!! Que perfeição!! Eu nunca fui bom para gravar o nome dos mangakás, mas já assisti A Viagem de Chihiro ele é muito fofo! E os desenhos dele são uns amores também, me interessei muito por alguns de seus outros filmes, com certeza verei alguns deles!! Amei esse post!! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awnnn, fico feliz que tenha gostado do post e que ele tenha sido útil <3 <3
      Veja sim, não vai se arrepender ;)
      Beijos!

      Excluir
  12. Aviso rápido, comentarei decentemente depois» a nova url do blog é:
    http://4ever-sapo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  13. Eu ja vi A Viagem de Chihiro e Kokoro, mas não tinha a minima ideia que eles eram do mesmo roteirista. Fiquei com vontade de ver esse Vidas ao Vento.
    Bjinhos
    Jeh

    ~Uma Geek Descolada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu consegui encontrar Vidas ao Vento para download e para ver na internet (http://anitube.xpg.uol.com.br/video/70753/Vidas-ao-Vento-Kaze-Tachinu) ainda não deu tempo pra assistir, mas com certeza deve ser tão bom quanto todos os outros filmes do Miyazaki <3
      Beijos!

      Excluir
  14. Eu amo, sabe o que é amar? Eu sou apaixonada nas obras dele *O*
    O castelo animado e a Viagem de chihiro eu acho que já vi umas 500 vezes XDD
    As animações e as histórias são tão graciosas *O*

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, sou completamente apaixonada pelas obras dele também *-* haha'
      Não tem como enjoar, revejo muitas e muitas vezes <3
      Beijos!

      Excluir

Não seja tímido(a)! Deixe seu comentário!! Nada deixa uma blogueira mais feliz do que ver que as pessoas gostam de seu blog.

• Seja coerente em seu comentário e nada de ofensas!
• Criticas e sugestões são sempre bem vindas.
• Deixe o link do seu blog no fim do comentário para que eu possa retribuir a visita.

Obrigada por ter visitado e comentado ♡