26/02/2015

DIY: Origami e Mobile de (mil) Tsurus

Olá prismáticos, como estão? Espero que bem ♥ eu estou bem embora minhas aulas já tenham recomeçado e eu esteja completamente destruída. Não irei falar muito antes da postagem porque ela já foi escrita anteriormente, e só estava esperando arranjar um tempinho pra postá-la. Domingo vai ter postagem de novo, do projeto "Liga das Otomes", e lá nós conversamos um pouco mais, ok?

A postagem de hoje já foi prometida a muito tempo! Não sei se vocês se lembram da postagem sobre a menina Sadako e a Lenda dos Mil Tsurus de Papel? Se você não lembra ou não leu, pode clicar aqui e se situar no assunto: "conta a lenda também que, se você dobrar 1000 tsurus pensando em algo que deseja, seu desejo pode se realiza!" Eu fiquei me enrolando bastante para escrever este DIY por dois motivos:
  1. Vocês me pediram para explicar também como se dobra o origami do tsuru, e eu, inicialmente, pensei em gravar um vídeo, então como estava sem tempo, acabei deixando passar, até me dar conta de que já haviam várias imagens de passo-a-passo muito bem feitas na internet;
  2. Pedi para minha mãe se a gente tinha alguma foto do nosso mobile pronto, no entanto, ela não tinha; fiquei procurando por muito tempo na internet algum tutorial que fizesse o mobile de modo parecido (pois dependendo de como você monta, a estrutura não suporta todos os tsurus).
Então, resumidamente, boa parte do DIY de hoje foi retirado do blog Dedilhar, inclusive algumas imagens, e foi adaptado por mim para permitir que, caso vocês desejem, possam pendurar seus mil tsurus no mobile. Continue lendo e vamos começar o nosso tutorial de hoje!
Para o tutorial de hoje, você irá precisar dos seguintes materiais:

  • Folhas coloridas[1]
  • Tesoura [2]
  • Régua [3]
  • Lápis [4]
  • Linha [5]
  • Agulha de bordado [6]
  • Pedrinhas (miçangas com o buraquinho pequeno) /adicionado no tutorial por mim/
  • Muita paciência se desejar dobrar mil tsurus!
 Dobrando os Tsurus 
O tsuru não é uma dobradura muito simples: para iniciantes na arte do origami, ele pode levar algumas tentativas para começar a acertar e ele ficar bonitinho, mas logo depois, você pega o jeito e torna-se natural dobrá-los. Você pode dobrar quantos tsurus quiser, como neste tutorial nos referimos a lenda dos Mil Tsurus, a ideia é essa: dobrar mil, mas nada é claro que é você quem decide como será o seu mobile.

Não use folhas muito grossas (vulgo gramatura alta) como papel cartão ou cartolina pois dificulta muito a dobradura. Você também pode comprar papel próprio para origami. 

Corte quadrados do tamanho que preferir, eu aconselho que sejam de 10cm x 10cm, para que não fique pequeno demais para manusear, e nem grande demais para usar no mobile. Caso você já tenha alguma experiência com dobraduras ou deseje fazer as mil dobraduras, pode cortá-las de 5cm x 5cm.

Acompanhe a imagem abaixo com o passo-a-passo da dobradura do tsuru:


Quando tiver a quantidade desejada de tsurus dobrados, começaremos a montagem do mobile.


 Montando o Mobile 
Para montar o mobile é relativamente tranquilo, porém, é preciso paciência e muita calma, pois todos os materiais a ser usados são bem frágeis, como a agulha, a linha e o próprio papel.

Corte um longo pedaço de linha (o tamanho irá variar de acordo com quantos tsurus você deseja pendurar neles) e a coloque na agulha.


Coloque uma miçanga no fio, e passe-o nas "costas" do tsuru, atravessando com a agulha até o furo que há na base do origami. Coloque mais uma miçanga e dê um nó para garantir que o conjunto de miçangas e tsuru não caiam. Repita os passos até que o fio acabe, e em seguida, repita em quantos fios forem necessários para que todos os tsurus fiquem pendurados.


Assim que você tiver os fios com os tsurus, você pode usar a sua imaginação para fazer a sustentação do mobile! Vai depender muito da quantidade de tsurus que você possui, já que assim o peso do conjunto irá variar, mas você pode fazer suportes de madeira como esse, usando palitos de churrasco, dependendo da quantidade de fios que você possui, você pode espalhá-los ou agrupá-los mais, ou adicionar mais palitos cruzando o quadrado:


Após amarrar bem todos os fios, o seu mobile de tsurus está pronto!

E é isso! Um pouco complexo, mas espero que tenham gostado. Me desculpem se ficou confuso demais, eu acabei escrevendo meio que "às pressas" e nem tive tempo pra rever o texto direito >.< A todos que leram esta postagem e decidiram dobrar os mil tsurus, ou mesmo que se sentiu inspirado com o tutorial: desejo que todos os seus desejos possam se realizar 

Deixem seus comentários, e nos vemos na próxima postagem! Beijos!

18 comentários:

  1. Gentem, eu amo tsurus :3 Já tinha visto um vídeo no YouTube falando desse DIY, mas esse post foi muito útil, gostei bastante sz

    { m i k i c a n d y ♡ }

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, obrigada :3 fico feliz que tenha gostado <3
      Beijos!

      Excluir
  2. Yooo belezura!?
    Sabagaça de Tsuru para dobrar é coisa do capiroto! Eu já tinha feito um na segunda série ( o professor de artes nos ensinou), aliás, aquela dobradura foi tão complexa que levamos umas três aulas para termina-la (sem mencionar que eramos um bando de crianças sem a menor coordenação motora), mas no final tudo deu certinho, aliás. o Tsuru até batia as asas quando a gente puxava a cauda *U*....Mas, obviamente me esqueci como diabos se faz a dobradura Ç.Ç. Um dois anos atrás a minha amiga me ensinou, ou melhor, me relembrou como é que se fazia um Tsuru, porém eu me esqueci de novo Ç.Ç
    Enfim, eu acho super fofo trabalhos manuais, modéstia parte eu até levo jeito para isso, mas a preguiça faz com que a coisa num ande muito e.e'''''''
    É uma pena que você não tenha uma foto do seu mobile, eu fiquei super curiosa para vê-lo *-*
    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yooo Hinata-chan!!!
      Ahh, que pena que já se esqueceu :( Eu realmente amo fazer trabalhos manuais, principalmente origamis <3 acho que vou fazer mais posts sobre origamis mas dessa vez, com fotos minhas, hehe' (só que vão ser meio trabalhosos, eu acho, adoro estes trabalhos que levam dias pra ficar pronto).
      Infelizmente eu não tenho foto, porque dobramos os mil tsurus para a família de um conhecido nosso que estava bem doente, e demos de presente.
      Enfim, obrigada por comentar! Beijos!

      Excluir
  3. Awwn, mas o mobile fica realmente lindo! Mas eu sou um completo desastre com origami, já tentei várias e várias vezes, mas só consigo deixar o papel todo amassado T_T
    Adoro esse tipo de trabalho e admiro quem consegue fazer, porque acho bem complicado haha
    Beijos!

    se-cretgarden.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas que pena :(
      Obrigada por comentar, beijos!

      Excluir
  4. Gente, 25 passos pra fazer um tsuru, O.o, será que eu do contar? kkkk O bom pelo menos é que depois de montar 1000 tsurus você vai ter decorado pra sempre o passo-a-passo de como fazer a dobradura, rsrs. Vou tentar fazer o tsuru, mas montar o mobile, kkk, ai é outra história. Adorei esse DIY.

    Bjinhos
    Jeh
    ~Uma Geek Descolada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você consegue vai com tudo! Haha' Depois de umas duas vezes dobrando você pega o jeito e sai bem natural :)
      Obrigada por comentar, beijos!

      Excluir
  5. Ótimo tutorial!
    Quando eu era pequena meus pais me deram um livro de origami e eu gastava bastante tempo praticando. Já fiz alguns tsurus mas eles nunca saiam 100% iguais lol. Infelizmente estou sem papel de origami, mas qualquer dia desses eu compro.

    Minha amiga tem um mobile desses! a vó dela que fez. Fica muito bonito como decoração na entrada da porta.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Ahh, tenta fazer siim. Não posso dizer nada na verdade porque morro de preguiça de sair comprar os materiais pra fazer mais um mobile pra mim (já que demos o que fizemos), e ainda mais pra dobrar, por falta de tempo :( Mas vele muito a pena, fica muito lindo ;)

      Beijos!

      Excluir
  6. Olá >3<, eu estou ótima! Mas ahhhhh, com raiva porque minhas aulas já começaram! Ei, e me explica o que é DIY que volta e meia eu vejo isso em postagens!

    Gente, só de pensar em dobrar 1000 tsurus, eu morro KOSPKS, não sei nem fazer um, imagina mil KKKKKK. E me deu vontade de fazer pelo menos um origami agora, mas to com preguiça ao mesmo tempo OPSKOS.

    Adoro dobraduras com papéis, mas confesso que não sei se eu me daria bem lidando com isso, já que eu não possuo muita paciência não hein KKK, o máximo que eu consigo fazer é um barquinho ou aviãozinho KKKKKK básico do básico!

    Nossa, se a pessoa dobrar 1000 tsurus e depois se esquecer como faz...daí a memória tá podre mesmo USHUSH

    Adorei! Beijos >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nanda-chan!!! Fighting, boa sorte com as suas aulas!

      DIY é a sigla para "do it yourself", tipo: faça você mesmo ^^

      Tenta fazer um, é legalzinho, haha' quando estiver entediada na aula você pega uma folha de caderno e começa a dobrar, faço isso direto, suahushasa'

      Obrigada!! Beijos ~

      Excluir
  7. Que lindo. Eu aprendi a fazer tsurus, mas tenho preguiça de fazer mil. Vou deixar pra tentar quando eu tiver algum desejo muito grande para realizar rs
    Um dia, quando meu quarto não for a zona de informações excessivas que é hoje, eu faço esse mobile para pendurar :3

    xoxo :*
    Neon Básico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha' faça sim, ele fica lindo *-* e não deixa de ser algo diferente.
      Beijos!

      Excluir
  8. Eu queria ter paciência pra dobrar todos os 1000 tsurus sdkfs >3<. Gostei muito do DIY, parabéns ~v~. Vou arriscar fazer uns aqui em casa nsdks.

    ✧ Chu, we-heart-asia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que se tiver pressa fica bem difícil de fazer né ;3; eu tava querendo fazer de volta, mas com tanta coisa pra fazer... Nem dá :/
      Obrigada! Beijos!

      Excluir
  9. Ain, que fofura. AMEI o DIY.
    http://blogumameninaquasemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não seja tímido(a)! Deixe seu comentário!! Nada deixa uma blogueira mais feliz do que ver que as pessoas gostam de seu blog.

• Seja coerente em seu comentário e nada de ofensas!
• Criticas e sugestões são sempre bem vindas.
• Deixe o link do seu blog no fim do comentário para que eu possa retribuir a visita.

Obrigada por ter visitado e comentado ♡